Josimar poderá abrir mão de candidatura à reeleição e já surge nome de seu possível substituto

A política na terra da onça começou a movimentar as peças do xadrez para as eleições municipais de 2020. Nos últimos dias, os rumores de uma possível desistência do prefeito Josimar Ferreira de sua candidatura à reeleição ganharam força nos bastidores.

Com sua administração desgastada e baixa aceitação popular, revelado em todas as pesquisas de opinião pública realizadas do ano passado para cá, Josimar poderá abrir mão de concorrer à reeleição e já estaria discutindo internamente com sua base aliada o futuro político. Além da impopularidade e elevado índice de rejeição de sua gestão, Josimar também perdeu os principais aliados que lhe apoiaram na eleição de 2016, quando venceu a disputa contra o ex-prefeito Lula Ribeiro que tentava a reeleição por apenas 44 votos, como o vereador Leandro Horácio, o vice-prefeito Dr. Estácio, o empresário Elias Alves e seu filho atual presidente da Câmara Municipal Gustavo Alves, dentre outros, fundamentais na sua campanha para chegar à prefeitura. Nesse cenário, Josimar avalia não disputar a reeleição sabendo das poucas chances de vitória e já tem sondado nomes para substitui-lo. O mais cotado é o do diretor administrativo do Centro de Saúde, Jonas Santos, visto por aliados da atual gestão como nome de respaldo da população pelo seu trabalho na saúde do município e por ser o que reúne melhores condições para tentar dar continuidade ao governo de Josimar.

Há alguns dias, o nome de Jonas circula nos bastidores como eventual candidato a prefeito dentro do sistema político do prefeito Josimar. Na semana passada, uma pesquisa eleitoral foi às ruas de Santo Antônio para saber as intenções de voto do eleitoral santoantoniense na qual já figurava o nome de Jonas entre as opções como pré-candidato a prefeito num cenário sem o nome de Josimar.

Inicialmente, Jonas era cogitado para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, no entanto, aliados do governo Josimar já avaliam o nome dele para substituir o atual gestor. Nas redes sociais, existe já um movimento com intuito de tentar levantar o nome de Jonas numa possível candidatura a prefeito usando sua imagem através da divulgação de um vídeo a fim de sensibilizar o povo mostrando seu lado profissional.

Jonas ainda não disse se aceitará o desafio ou se vai mesmo concorrer a uma vaga no legislativo, mas é fato que ele conta com a simpatia de boa parte dos aliados do prefeito Josimar e é o nome mais cotado para ser lançado candidato no bloco governista.

A desistência de Josimar de concorrer o pleito eleitoral, se for concretizada, marcará um fato inédito nas últimas duas décadas na política da terra da onça, visto que todos seus antecessores disputaram a reeleição. Por enquanto, Josimar ainda não decidiu se será candidato ou não e tem deixado dúvidas quando questionado se vai disputar a eleição. A quem lhe pergunta, ele tem dito que sua candidatura vai depender dos números das pesquisas. Até o próximo mês, tudo deverá ser definido e veremos se tal fato ficará marcado na história. Aguardemos!