No aniversário de Santo Antônio, prefeito Raulison Ribeiro presenteia população com entrega de USB nova e anuncia mais obras

No dia em que o Município de Santo Antônio comemorou seus 131 anos de Emancipação Política, o prefeito Raulison Ribeiro entregou uma nova Unidade de Saúde Básica (UBS) de presente de aniversário à população de Santo Antônio. Nesta segunda-feira, 05 de julho, Raulison inaugurou a UBS I, localizada no Conjunto Pica-Pau, que funcionava em uma casa alugada. A obra foi iniciada na gestão de seu pai, o ex-prefeito Lula Ribeiro, e desde então estava paralisada, foi retomada na atual administração, e o prédio foi entregue totalmente concluído para melhor atender aos profissionais e a população da comunidade e dos bairros Bela Vista, Santa Luzia e Novo Horizonte. O ato de inauguração contou com a presença do deputado federal Walter Alves, que destinou uma emenda para construção da unidade, e do deputado estadual Kleber Rodrigues.

A unidade recebe o nome de “Toinho Cassimiro”, uma homenagem prestada ao funcionário público federal e também funcionário da saúde Antônio Neves, que morreu vítima da Covid-19. A cerimônia contou com as presenças do ex-prefeito Lula Ribeiro, o vice-prefeito Dário do Sindicato, a secretária de saúde Nova Avelino, servidores da Secretaria de Saúde que atuam na unidade, vereadores, secretários municipais, familiares do homenageado que dá nome à unidade de saúde, representada pela esposa, a professora Edna Freire, e o seu filho Thiago Cassimiro, atualmente secretário de saúde da cidade de Nova Cruz. Na sua fala, Thiago agradeceu a homenagem ao seu pai e contou a trajetória de Toinho Cassimiro, como era mais conhecido o homenageado. Thiago parabenizou Raulison pela responsabilidade, mesmo sendo tão jovem, em administrar o município e o compromisso com a saúde em entregar uma UBS nova à população em apenas seis meses de gestão.

O vice-prefeito, Dário do Sindicato prestigiou a entrega da unidade e destacou o compromisso da gestão. “Estou muito feliz de poder contemplar toda a transformação e a nova estrutura da nova unidade. Eu que fiz parte desse avanço e sei como foi desafiador cada momento. Hoje temos uma UBS completa não somente na estrutura física, mas equipada e com profissionais preparados para atender a nossa população da melhor forma possível, e isso, graças ao empenho do ex-prefeito Lula Ribeiro e agora do prefeito Raulison Ribeiro”.

A secretária municipal de saúde, Nova Avelino agradeceu a confiança e compromisso do prefeito Raulison. “Agradecemos todo o cuidado com a saúde e apoio tanto do ex-prefeito Lula Ribeiro como do nosso prefeito Raulison por viabilizar os recursos e dar condições de construir uma nova unidade de saúde para poder atender nossos profissionais e também a população”, frisou.

O prefeito Raulison Ribeiro disse que a entrega dessa obra foi um presente que ele sonhou, quando ainda era candidato, e inaugurar essa UBS nesta data especial em que a cidade comemora 131 anos de Emancipação Política é momento de alegria e realização. “Comemorar esta data especial presenteando à população de nossa querida cidade com a entrega dessa UBS do Pica-Pau é uma sensação de muita felicidade”, declarou. Ele lembrou que essa obra foi iniciada ainda na administração de seu pai e que passou quatros anos paralisada na gestão anterior, e assim que assumiu a prefeitura foi uma das suas primeiras medidas foi fazer a readequação do projeto para retomar a construção da unidade. Raulison destacou que sua gestão entrou com uma contrapartida no valor de quase R$ 60 mil para a conclusão dessa UBS, pois o recursos deixados em conta estavam defasados e não davam para finalizar a obra. Foram mais de R$ 400 mil em recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Walter Alves para a construção da unidade de saúde.

Raulison afirmou que essa foi a primeira de muitas obras que serão realizadas na sua gestão, anunciando obras que serão iniciadas ainda este ano, como o calçamento de 09 ruas no bairro Santa Luzia, 02 ruas no bairro do Carmo com recursos próprios, a reforma do Mercado Público, e a construção de uma praça no centro da cidade. “Tenho um sonho de fazer uma cidade melhor para todos. E estamos trabalhando muito nesses 6 meses para colocar a casa em ordem e trazer de volta a dignidade, o respeito e uma qualidade de vida melhor em todas as áreas. Uma cidade do futuro!”

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e irá oferecer atendimento médico, odontológico, de enfermagem, testes para diagnóstico da doença, dispensação de medicamentos, encaminhamento para especialidades, entre outros. A UBS contempla sala de coleta, de inalação, curativo, vacina, sala de observação e procedimentos, copa, almoxarifado e expurgo, área coberta para atividades e estacionamento.