Aulas da UFRN são retomadas nesta terça em formato remoto

Após adiamento de duas semanas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia, nesta terça-feira (8), a retomada do período letivo 2020.1.

O semestre estava suspenso desde 17 de março em virtude da pandemia da covid-19. A previsão inicial de retorno era o dia 24 de agosto, mas precisou ser adiada, de acordo com a instituição, devido à implantação do programa de pacote de dados de Internet. 

De acordo com a UFRN, a decisão de manter a realização de aulas online é uma forma de “cumprir a missão institucional da universidade e de atender às demandas da comunidade, preservando a segurança à saúde, a inclusão e a flexibilidade”. Para fins operacionais, as turmas serão registradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) como 2020.6.

Ainda segundo a instituição, não serão realizados cancelamentos de curso por abandono, decurso de prazo ou insuficiência de desempenho acadêmico. Além disso, os estudantes com necessidades educacionais específicas atendidos pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) que tiverem dificuldades de acompanhar as turmas poderão solicitar o regime de exercícios domiciliares.

Os componentes curriculares de natureza prática ou a parte prática de componentes curriculares poderão ser adaptados ao formato remoto, após a aprovação de um plano específico pelo Colegiado de Curso. Em caso de não haver a possibilidade de oferta remota, a parte prática poderá ser ofertada posteriormente ou, excepcionalmente, no período letivo 2020.1, desde que ocorra a aprovação nos colegiados de cursos e plenários de departamentos, além da homologação nos centros ou unidades acadêmicas especializadas, se forem asseguradas as condições de biossegurança e as normas vigentes relativas à emergência em saúde pública da pandemia da covid-19.

Já as atividades presenciais de estágios que formam turmas, como os internatos, poderão ser realizadas se aprovadas pelos colegiados de cursos e plenários de departamentos, bem como se houver a homologação pelos centros ou unidades acadêmicas especializadas, respeitando as condições e normas de biossegurança.

Planejamento do ensino remoto

Como medidas de planejamento para o ensino remoto no contexto da pandemia da covid-19, a UFRN vem desenvolvendo diversas ações, como a discussão descentralizada sobre o tema, envolvendo as representações de todos os segmentos (técnicos, professores e estudantes); capacitações sobre a temática para docentes e discentes; criação de comissões de monitoramento da covid-19 na comunidade universitária; publicação do Protocolo de Biossegurança e do Guia para Estudantes sobre a retomada do 2020.1; aprovação de novas resoluções de assistência estudantil; aprimoramento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa); questionário sobre o Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE), para aperfeiçoar a experiência da retomada do 2020.1; além de realizar avaliações de desempenho e de adesão às atividades acadêmicas remotas.

Calendário do semestre 2020.1:

08/09/2020 – Início do semestre 2020.1 (de forma remota)
De 08 a 18/09/2020 – Período extraordinário de matrículas
De 08/09 a 30/10/2020 – Período para solicitar trancamento em turmas do período 2020.1 (2020.6)
19/12/2020 – Fim do semestre letivo 2020.1 (2020.6)
18/01/2021 – Início do semestre letivo 2020.2