Comissão da ALRN aprova criação de Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise em Monte Alegre

A Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta quinta-feira (25), por unanimidade, uma série de projetos, entre eles, o que autoriza o Governo do Estado a implantar um Centro Especializado em Hemodiálise e Diálise na cidade de Monte Alegre, no interior do RN. 

A reunião contou com as presenças dos deputados Kleber Rodrigues (PL), Isolda Dantas (PT) e Gustavo Carvalho (PSDB), que é o presidente da Comissão. Autor da matéria, Kleber Rodrigues enfatizou que a criação de um centro especializado no município permitiria uma maior atenção aos pacientes que precisam desse tipo de tratamento na região. 

A Hemodiálise é o processo que bombeia o sangue através de uma máquina e um dialisador, para remover as toxinas do organismo. O sangue é limpo na máquina e devolvido ao corpo. Todo processo dura cerca de 4 horas e deve ser feito em média três vezes por semana, em uma clínica ou hospital especializados. Já a Diálise ocorre por meio da colocação de um catéter flexível no abdômen do paciente para que seja feita a infusão de um líquido semelhante ao soro fisiológico na cavidade abdominal.