Em audiência, reitora da UFERSA diz que “Serra de São Bento tem o que Santo Antônio não tem” e não existe concorrência

Em pronunciamento na audiência pública, realizada ontem na cidade de Serra de São Bento, a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Ludmilla Carvalho, ignorou a causa defendida pela maioria das cidades da região Agreste em favor da implantação de um campus da universidade na cidade de Santo Antônio. Em sua fala, ela afirma que não há concorrência e deixa claro sua posição favorável a Serra de São Bento sem abrir qualquer diálogo em torno da discussão.

A reitora diz que recebeu o convite para participar da audiência em Santo Antônio, realizada mais cedo, mas não compareceu porque não havia concorrência. “Emitimos um documento justificando porque não estaríamos lá, mas não estamos concorrendo”, disse ela. No entanto, no ofício encaminhado por ela em resposta à presidência da Câmara Municipal de Santo Antônio, a reitora simplesmente disse que não tinha interesse em abrir essa discussão porque já havia uma solicitação para a instalação do campus em outra localidade.

Para a reitora, Serra de São Bento reúne melhores condições de viabilidade técnica. Ela diz, ainda, que “o que tem em Serra de São Bento não tem em Santo Antônio, ressaltando que “não existe concorrência”.

Ludmilla foi nomeada reitora da UFERSA em 21 de agosto de 2020, à revelia da comunidade acadêmica. Ela ficou em 3º lugar no processo eleitoral, abaixo de outros dois professores, entre eles Rodrigo Codes, o candidato mais votado com quase o dobro de votos da reitora nomeada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). A reitora da UFERSA também foi denunciada por plagiar tese de doutorado.

A fala da reitora deixa evidente sua preferência pela cidade de Serra de São Bento, descartando qualquer discussão e ignorando a capacidade e potencial de Santo Antônio para receber um campus da Ufersa. Será que a reitora conhece Santo Antônio?

Veja o que disse a reitora em audiência na cidade de Serra de São Bento: