Em uma semana, RN registra mais de 5 mil novos casos da covid-19

O Rio Grande do Norte registrou, na última semana, um aumento de mais de 5 mil novos casos da covid-19. Em um comparativo entre o dia 21 de dezembro e esta segunda-feira (28), foram registradas 5.065 notificações positivas, elevando para 114.799 o número total de pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus no estado potiguar. Os dados epidemiológicos foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta segunda-feira (28). 

O número de mortes também aumentou. Cinco novos óbitos provocados pela doença foram registrados de ontem para hoje, sendo que quatro ocorreram, de fato, nas últimas 24 horas, nas seguintes cidades: Mossoró, Parnamirim, Itaú e Natal. Ao todo, o RN contabiliza 2.933 falecimentos em decorrência da covid-19. Em comparação com a segunda-feira da semana passada, houve um aumento de 60 mortes.

Há ainda outros 459 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com o novo coronavírus, enquanto 717 já foram descartados desde o início da pandemia. Sobre as pessoas com suspeita de infecção, o estado tem, no momento, um total de 56.244 casos suspeitos e outros 268.993 que já foram descartados desde o início da contagem. 

Sobre a situação dos leitos, a taxa de ocupação geral dos leitos críticos teve uma nova oscilação e voltou a subir. Segundo o RegulaRN, plataforma que monitora a ocupação dos leitos no território potiguar, esse percentual está, no momento, em 67,4%. Especificando por região, esse índice se apresenta da seguinte forma: metropolitana (65,2%), oeste (67,5%) e seridó (74,3%). 

Ainda de acordo com o RegulaRN, esse cenário de ocupação representa há um total de 279 pessoas internadas com a covid-19 no Rio Grande do Norte, sendo 155 em leitos críticos e 124 em leitos clínicos.