Governo distribui doses da vacina de Oxford

Nesta quinta-feira (27) a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) fez a distribuição para os municípios do novo lote de vacinas da Oxford/Astrazeneca, com 122.250 doses que foram recebidas pelo Governo do Estado na madrugada da quinta-feira (26).

O quantitativo permitirá avançar com a vacinação das pessoas com comorbidades, das pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ampliando também para pessoas com deficiência permanente que não recebem o BPC. 

De acordo com Kelly Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, neste lote, o estado do RN recebeu doses específicas para trabalhadores dos aeroportos e portos, que serão distribuídas exclusivamente para os municípios de Parnamirim, Mossoró e São Gonçalo do Amarante – que dispõem de aeroportos – além de Natal, Areia Branca e Guamaré, que possuem portos. “A vacinação será feita no local de trabalho deste público. São ambientes que tem um fluxo de pessoas vindas de outros estados e países, então a fim de mitigarmos a disseminação de novas variantes aqui no estado é importante que façamos essa vacinação o quanto antes nestes trabalhadores. Ainda não recebemos um quantitativo suficiente, mas a ideia é vacinarmos quase 70% deste público neste primeiro momento”.

Ainda nesta quinta-feira (27) à tarde também serão recebidas 9.360 unidades da Pfizer. As doses serão voltadas para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com defiiciência permanente. A Sesap fará junto aos municípios a coordenação para entrega das doses de vacinas, dentro das orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Com esses lotes, o estado alcançará a marca de 1,5 milhão de doses disponibilizadas.