Governo do RN aumenta repasses para Programa de Transporte Escolar

O repasse aos municípios potiguares do Programa Estadual de Transporte Escolar (Petern) aumentou em 10% para cada aluno transportado. A mudança, feita pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte (Seec), alterou o valor de R$ 3 para R$ 3,30 por estudante.

Dos 167 municípios do RN, 159 participam do Petern em 2019, três não têm demanda de alunos e outros três realizam o próprio transporte escolar.

“Os prefeitos que têm interesse mas ainda não aderiram ao programa, podem procurar a Coordenação dos Órgãos Regionais de Educação (Core)”, informou a presidente da Comussão de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Escolar (CPATE), Sônia Negri.

Frota e manutenção

Além do aumento dos repasses, a Seec também investiu em quatro novos ônibus para a frota, que tem um total de 276 veículos. De acordo com dados do Censo 2018, os ônibus do Petern realizaram o transporte de 57.218 estudantes que moram nas comunidades rurais e urbanas do RN para escolas estaduais e municipais.

O serviço de transporte dos alunos é responsabilidade das prefeituras, bem como a manutenção e revisão dos ônibus que circulam em nome de cada cidade, ficando a cargo do Governo do RN apenas o repasse periódico do recurso.