Idosos de Santo Antônio e Lagoa Salgada participaram da Conferência Regional

Debater os principais desafios e decidir as prioridades para políticas de direitos dos idosos dos municípios de Santo Antônio e Lagoa Salgada foi o principal objetivo da 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado na manhã/tarde desta terça-feira, 14, no Centro de Convivência dos Idosos – CCI, em Santo Antônio.

Com o tema central da Conferência “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”, os idosos dos dois municípios participaram das discussões e elaboração das propostas para políticas públicas voltadas para pessoa idosa. A Palestra magna da conferência foi proferida por Tamires Carneiro de Oliveira Mendes, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

Participaram também da conferência a secretária municipal de Assistência Social de Lagoa Salgada, Daniela Torres Bastos, Aldexia Maria de Oliveira, secretária da SEMTHAS, o Sr. Roque Paulo de Freitas, os Vereadores Maria Lucia Ferreira e Nélio de Araújo, e o prefeito Josimar Ferreira.

Na ocasião, o Prefeito de Santo Antônio, Josimar Ferreira, falou da importância da realização da conferência e dos esforços do município na garantia dos direitos dos idosos. Ele falou do investimento feito na reforma do CCI e da manutenção do espaço para ser usado pelos idosos. Josimar afirmou que mesmo antes de termina a reforma do prédio do CCI, o forró do idoso retorna na quarta-feira, 14 de maio.

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa tem ainda o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas e propor novas ações para serem implementas através das políticas públicas. Após a palestra magna, os idosos participaram dos grupos de trabalhos e apresentaram as propostas que serão enviadas para conferência estadual.

No final da conferência aconteceu a eleição dos delegados para V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizado nos dias 7 e 8 de agosto, em Natal. Foram eleitas as delegadas titulares: Ana Maria de Oliveira, (Lagoa Salgada) e Maria Torres (Santo Antônio) idosas da sociedade civil e Wilma Gonçalves (poder público); e as suplentes: Raimunda Severina da Silva e Iracema de Souza dos Santos, idosas a sociedade civil e Livia Barreto (poder público).