Menino de 12 anos que viralizou após ter sido fotografado no lixão ganha sua primeira árvore de Natal

Gabriel da Silva, de 12 anos, foi fotografado pelo fotógrafo João Paulo Guimarães recolhendo uma árvore de Natal quebrada no lixão de Pinheiro, no Maranhão.

A foto do menino, que nunca teve um pinheiro natalino em casa, repercutiu depois de ter sido compartilhada pelo Padre Júlio Lancelotti, e emocionou o país.

Sua mãe, Maria, revelou ao Fantástico seu maior sonho.

“O João na minha vida hoje foi um anjo que Deus botou. Por causa dele, se Deus quiser, o Gabriel vai conseguir fazer a nossa casinha, que eu peço a Deus que aconteça, pelo menos a nossa casinha”, disse.

A imagem trouxe visibilidade para os catadores de Pinheiro. Uma cooperativa que há tempos vinha sendo discutida finalmente saiu do papel, e a prefeitura do município está cadastrando os trabalhadores em um programa de renda que distribui R$ 100 todo mês, para cada catador. Em nota, a prefeitura disse ainda que pretende construir, em 2022, um aterro sanitário que atenda a demanda da cidade.

A foto do menino, que nunca teve um pinheiro natalino em casa, repercutiu depois de ter sido compartilhada pelo Padre Júlio Lancelotti. Foto: João Paulo Guimarães

Hoje, na casa da família do Gabriel, o destaque é um pinheiro bem maior, fruto de uma vaquinha. E o Natal será diferente, cheio de esperança.

“A gente sabe que não é só o Gabriel. São muitas crianças que vivem nesse mesmo modo de vida desumano. Eu espero que ele seja um norte para que a sociedade venha a olhar com bons olhos essas situações”, diz a professora Rosângela Lima.

“Eu enxergo nele uma criança linda porque eu olho para ele e eu vejo a curiosidade dele”, conta o fotógrafo João Paulo.

G1