Pesquisa DataPoder360: Bolsonaro vai a 33% e Haddad tem 27%

A dois dias da votação do primeiro turno das eleições gerais de 2018, a pesquisa do DataPoder360, divulgada nesta sexta-feira (5) e realizada nos dias 3 e 4 de outubro, indica que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) chega a 33% dos votos válidos (aqueles que excluem brancos, nulos e indecisos) seguido por Fernando Haddad (PT), com 27%.

O candidato do PDT, Ciro Gomes apresenta 16% dos votos válidos, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) pontuou apenas 8%. Alvaro Dias (Podemos) está com 4%, seguido de Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede), ambos com 3%. João Amoêdo (Novo) e Guilherme Boulos (Psol) registram 2%.

Conhecido por ter se tornado meme nas redes sociais, Cabo Daciolo (Patriota), saiu de quase zero a 3% de intenção de votos em duas semanas.

A pesquisa entrevistou 4.000 eleitores em 422 cidades e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ela foi registrada no TSE com o número BR-07142/2018.

Segundo turno

Em caso de 2º turno, Ciro Gomes seria o candidato mais votado em todos os cenários testados. Ele venceria Bolsonaro por 46% a 41%. Contra o petista Haddad, apresentaria vantagem ainda maior: 41% a 28%.

No entanto, o cenário mais provável seria entre Bolsonaro e Haddad. Nesta situação, o capitão da reserva contaria com a maioria dos votos, com 45% contra 42% do ex-prefeito. O resultado configura como empate técnico pela margem de erro de dois pontos do levantamento.

Pesquisa estimulada

O último levantamento feito pelo Poder360 foi realizado entre os dias 19 e 20 de setembro. De lá até aqui, o maior crescimento registrado na pesquisa estimulada, na qual os entrevistados dizem em quem votar após ouvir a lista de candidatos, foi de Jair Bolsonaro, que subiu quatro pontos na pesquisa. Haddad subiu três pontos, Ciro um. Já Marina Silva apresentou queda de dois pontos.

A quantidade de pessoas que declarou votos brancos e nulos reduziu drasticamente, passando de 12% para 4%.

Também subiu de 75% para 81% a taxa dos eleitores que dizem ter certeza de seu voto para presidente; 5% permanecem indecisos. As mulheres são as mais indecisas no atual cenário: 6% dizem votar em branco ou nulo, contra apenas 1% dos homens.

Confira o resultado da pesquisa estimulada:

Jair Bolsonaro (PSL): 30%
Fernando Haddad (PT): 25% Ciro Gomes (PDT): 15% Geraldo Alckmin (PSDB): 7%Alvaro Dias (Podemos): 4% Cabo Daciolo (Patriota): 3% Henrique Meirelles (MDB): 3%Guilherme Boulos (PSOL): 2% João Amoêdoo (Novo): 2% Marina Silva (Rede): 2%Eymael (DC): 0% João Goulart Filho (PPL): 0% Vera Lúcia (PSTU): 0% Branco/Nulo: 4%Não sabe/não respondeu: 3%