Prefeitura de Santo Antônio realiza programação da Semana Municipal do Meio Ambiente

A Prefeitura de Santo Antônio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove a Semana Municipal do Meio Ambiente – SEMA 2021, de 31 a 05 de junho, com uma programação envolvendo uma série de atividades como gincana virtual, plantio de árvores, arborização urbana, coleta de materiais recicláveis e conscientização sobre a poluição sonora. O tema escolhido para este ano é “Desenvolvimento Sustentável na Terra da Onça”.

Em virtude da pandemia, a SEMA contará com uma gincana virtual na qual alunos de escolas do município inscritas desenvolverão tarefas ao longo de toda a semana relacionadas a temática da sustentabilidade. Entre outras atividades, as escolas participantes estarão desenvolvendo seus conhecimentos e habilidades acerca da utilização consciente dos recursos naturais, preservação de bens naturais, mudança ou diminuição nos padrões de consumo, evitar desperdícios e excessos e reciclagem. Um jurado técnico avaliará os estudantes participantes durante as atividades. O objetivo da gincana é promover a consciência ambiental dentro do ambiente escolar e a reflexão entre estudantes sobre o uso consciente dos recursos naturais, de modo a garantir as futuras gerações um meio ambiente saudável, ecologicamente equilibrado e uma qualidade de vida melhor para todos.

A abertura oficial do evento será realizada nesta segunda-feira, 31, às 07h, com a revitalização do pórtico da cidade, nas margens da RN-317. No local, será feita a limpeza e plantação de palmeiras e de outras espécies nativas da região. No decorrer da semana serão divulgadas imagens de cartões-postais da cidade, nas redes sociais da prefeitura e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mostrando o valor histórico e a importância para o meio ambiente.

Na terça estará sendo promovida a arborização do Calcadão, onde serão realizados a limpeza e o plantio de árvores. A ação mobilizará outros setores da administração pública municipal. Ainda no mesmo dia, haverá um drive thu com doação de mudas para o público. O drive thu acontecerá ao lado da quadra localizada no terreno do antigo BNB Club.

Na quarta estão programadas a arborização de praças, com o plantio de árvores de espécies nativas, e um drive thu de doação de mudas, na sede da secretaria municipal de Meio Ambiente.

Na sexta-feira, dia 04, serão divulgadas nas páginas oficiais da prefeitura e da secretaria as atividades e ações ambientais realizadas no município durante este ano.

A programação será encerrada no dia 05, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma blitz educativa na feira livre. A ação terá como objetivo conscientizar comerciantes, motoristas de carro de som e de motos que possuem sistema de sonorização para o combate à poluição sonora.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o nosso planeta. A data foi instituída pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1972, durante a conferência de Estocolmo, Suécia. Desde que foi comemorado pela primeira vez em 1974, o evento tornou-se uma plataforma global de divulgação sobre o meio ambiente em mais de 100 países.