RN chega a 122 mortes provocadas pela covid-19 e 2.786 infectados

O Rio Grande do Norte registra 122 óbitos provocados pela covid-19 e 2.786 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Foram 249 novos casos confirmados e cinco novas mortes nas últimas 24 horas. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), atualizadas no final da manhã desta sexta-feira (15). Além disso, o Estado tem 8.988 casos suspeitos, 7.052 casos descartados e 61 mortes em investigação.

Os óbitos mais recentes, divulgados pela Sesap, foram registrados nos municípios de Areia Branca (2), Senador Georgino Avelino (1), São Gonçalo do Amarante (1) e Natal (1).

Durante entrevista coletiva na Escola de Governo, o secretário-adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, destacou que o Estado conseguiu abrir novos leitos para tratar pacientes com a covid-19 e, assim, impedir o colapso na Saúde do Rio Grande do Norte. No Hospital Giselda Trigueiro, por exemplo, foram abertos 11 novos leitos. Respiradores, entretanto, ainda estão sendo providenciados para o local. Lá, dos 23 leitos destinados a tratar a infecção, 22 estão ocupados.

O Estado também conseguiu contratar empresas para ampliar leitos no Hospital João Machado e em Macaíba.

Na região Metropolitana de Natal, a taxa de ocupação é de 88,8%, situação considerada crítica pela Sesap. Na região Oeste do RN, o Hospital Regional Tarcísio Maia e o Hospital Rafael Fernandes expandiram os leitos e a taxa de ocupação por lá é de 80%. Na região do Seridó, 61% dos leitos estão ocupados. Já em Pau dos Ferros, não há internações em decorrência da covid-19.

De acordo com o secretário-adjunto, atualmente, 350 pessoas estão internadas nas unidades hospitalares do Estado, entre leitos públicos e privados.

A taxa de isolamento no Rio Grande do Norte está em 42,34%.