RN confirma 2 óbitos por covid-19 e ocupação dos leitos volta a subir

Duas pessoas morreram no Rio Grande do Norte, vítimas da covid-19, nas últimas 24 horas, uma outra morte que era investigada, teve a confirmação para a doença e, com isso, o estado já perdeu a vida de 2.651 pessoas. As informações epidemiológicos da enfermidade foram atualizadas, nesta quinta-feira (19), pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). 

A pasta mantém em investigação 391 óbitos suspeitos da covid-19, enquanto outros 680, já investigados, tiveram a doença como causa descartada.

Em relação aos casos notificados, o acumulado está em 84.530, são 249 a mais do que os contabilizados no dia anterior. 39.584 é o total de casos suspeitos e 206.130 já foram descartados para a infecção. 

A média geral da taxa de transmissibilidade (R(t)) do coronavírus no estado está em 0,75, são 0,5 pontos a mais do que o registro do dia anterior. Nesta quinta, 54 municípios estão em situação de risco, quando esse indicador ultrapassa o índice de 1,0, considerado aceitável para manutenção do controle da contaminação. Porém outros 55 municípios se encontram em zona de perigo, apresentando esse índice acima de 2,0. Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológico em Saúde (Laís). 

Entre ontem e hoje, subiu para 45% a taxa de ocupação dos leitos críticos no estado, essa média nos leitos clínicos é de 32%, totalizando uma ocupação de 187 leitos com enfermos com covid-19 entre os dois tipos. Os dados de ocupação são atualizados pelo sistema Regula RN à medida que as pessoas dão entrada ou saem do hospital.