RN confirma 5 mortes por covid-19 e registra 604 novos casos

A covid-19 é responsável por mais cinco mortes confirmadas no Rio Grande do Norte segundo a atualização dos dados da pandemia, realizada, no início da tarde desta quarta-feira (28), pelo secretário estadual de saúde, Cipriano Maia. 

Entre elas, uma ocorreu nas últimas 24 horas e as demais estavam em investigação e foram notificadas entre julho e 26 de outubro. Nessa situação investigativa ainda constam 360 óbitos no estado, informou o secretário. O estado tem confirmada a perda de 2.569 vidas para a doença. 

Entre ontem e hoje foram notificados mais 604 novos casos de contaminação, portanto o total acumulado chegou aos 80.671 mil. O número de suspeitos também teve um aumento de 1.066 no mesmo período e somam 32.453, enquanto 189.712 mil foram descartados para a doença.

A taxa de ocupação dos leitos críticos hospitalares está em 36% com a utilização de 86 deles com pacientes internados. Na variação desse indicador, as regiões de Mato Grande e Agreste Sul estão sem nenhuma internação, já as regiões Oeste e Trairi/Potengi apresentam, cada uma, taxa de 50%. O Seridó e Região Metropolitana estão respectivamente com ocupação de 23% e 29%. Enquanto o Alto-Oeste indica que 88% desses leitos estão ocupados. 

Cipriano falou sobre a segunda onda da pandemia vivida pela Europa e o aumento dos casos na região Norte do Brasil. “Isso deve chamar a atenção para a manutenção do alerta para que realmente reforcemos as medidas de vigilância, rastreamento de contatos, casos suspeitos para um diagnóstico precoce”. Ele chamou a atenção também para os encontros familiares e saídas aos restaurantes, encontros que têm sido apresentados por dados epidemiológicos como as ocorrências que têm levado à segunda onda de contaminação na Europa.