RN é o segundo do Nordeste em transparência sobre covid-19

O Rio Grande do Norte é o segundo estado do Nordeste em ranking de transparência sobre a pandemia da covid-19. A classificação foi elaborada pela Open Knowledge Brasil (OKBR), que avalia a qualidade dos dados e informações relativos à doença publicados em portais oficiais pela União, pelos Estados e pelas capitais do país.

A pontuação do RN é de 78, ficando atrás apenas de Sergipe, que somou 80 pontos. Em terceiro, na região Nordeste, aparece Pernambuco, com 72 pontos. Em seguida, surgem Ceará (65), Bahia (64), Alagoas (56), Maranhão (54), Piauí (53) e Paraíba (52). O índice potiguar é considerado “bom” pela OKBR. Já o de Sergipe é indicado como “Alto”.

Em todo o Brasil, o Rio Grande do Norte está na 10ª colocação do ranking. Os dados potiguares ficaram atrás de Espírito Santo (93), Distrito Federal (91), Rio Grande do Sul (88), Minas Gerais (86), Acre (81), Paraná (80), Sergipe (80), Goiás (79) e Mato Grosso do Sul (79). As ações do governo estadual ficam à frente das do governo federal, que ocupa a 12ª colocação, com 73 pontos. No site da OKBR, o RN aparece em 8º, pois a organização considera a mesma posição para estados com pontuações iguais.

“Através de um trabalho sério das secretarias de administração de saúde e da equipe do LAIS/UFRN, o #GovernodoRN segue melhorando sua posição no ranking nacional de transparência”, celebrou o Governo do RN nas redes sociais. Por Portal da Tropical