RN tem 140 pacientes com covid-19 na espera por vaga de UTI

O Rio Grande do Norte tem 140 pacientes na lista de espera por uma vaga de UTI para tratamento da covid-19. O dado consta na plataforma Regula RN em consulta realizada na tarde desta quarta-feira (17), às 16 horas. Desse total, 127 são de pacientes na Região Metropolitana de Natal e as outras 13 estão na Região Oeste Potiguar.

De acordo com a plataforma, apenas 10 leitos críticos estão disponíveis em todo o estado de um total de 350 leitos. Além desses, 10 estão bloqueados. Em relação aos leitos clínicos, o RN tem 376 leitos. Desses 43 estão livres e 325 estão ocupados, com nove bloqueados.

Os dados refletem uma ocupação de 97,1% de leitos em todo o Rio Grande do Norte. Na região Oeste do RN, a taxa de ocupação de vagas é de 100%. Na Região Metropolitana, 96,5% estão ocupados. Já no Seridó Potiguar, a situação de 92,5% de ocupação.

Dos 23 hospitais públicos que têm oferecem atendimento contra a covid-19, 19 estão operando com 100% da capacidade. Durante a consulta da reportagem do Portal da Tropical, em Natal, o Hospital Colônia João Machado e o Hospital Universitário Onofre Lopes estão com apenas uma vaga cada, leitos que devem ser ocupados brevemente.

As unidades com 100% de ocupação são: Hospital Giselda Trigueiro (Natal), Hospital Luis Antônio (Natal), Hospital Doutor Mariano Coelho (Currais Novos), Hospital Manoel Lucas de Miranda (Guamaré), Hospital Municipal Belarmina Monte (São Gonçalo do Amarante), Hospital Maternidade do Divino Amor (Parnamirim), Hospital Municipal Aluízio Bezerra (Santa Cruz), Hospital Municipal de Natal, Hospital Rodolfo Fernandes (Mossoró), Hospital Regional Alfredo Mesquita (Macaíba), Hospital Regional de João Câmara, Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros), Hospital Regional Doutor Tarcísio de Vasconcelos Maia (Mossoró), Hospital Regional Hélio Morais Marinho (Apodi), Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal (Santo Antônio), Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos (Assu), Hospital São Luiz (Mossoró), Hospital de Campanha de Natal (Natal), Unidade Maternidade Infantil Integrada de São Paulo do Potengi.

Nesta quarta-feira (17), o Rio Grande do Norte ultrapassou as 4 mil mortes por covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), foram 65 novos óbitos por causa da doença, sendo 10 nas últimas 24 horas. O total de casos confirmados passou de 182 mil.