RN tem 29 óbitos; taxa de ocupação de leitos sobe para 28%

Ao atualizar as ações do Governo do RN para o combate à Covid-19, nesta terça-feira, 21, o secretário adjunto de Saúde Petrônio Spinelli confirmou que o Estado tem agora 608 casos confirmados, 2.754 suspeitos, 2.575 descartados, 29 óbitos, oito óbitos em investigação nos municípios de Acari, Baraúnas, Natal, Poço Branco, São Pedro, Parnamirim e Pau dos Ferros e 161 casos recuperados. O 29º caso será incluído no boletim da Secretaria Estadual de Saúde, nas próximas horas, e se trata da primeira morte de uma pessoa em situação de rua. Esta ocorrência, segundo Spinelli, mostra a migração da doença entre as pessoas mais vulneráveis.

Há 92 pessoas internadas nos hospitais. Destas, 57 em estado crítico, ou seja, que precisam de respiradores. Dos 92 casos, 44 estão confirmados com a Covid-19 e 48 suspeitos. Estes números mostram um dado preocupante, de acordo com Petrônio Spinelli: a taxa de ocupação de leitos que nesta segunda, 20, apenas um dia antes, era de 21,5% subiu para 28,5% com acréscimo mais forte nos polos de Natal e Mossoró.

Diante deste quadro, o Governo do RN intensifica a abertura de leitos, mas reforça a orientação do isolamento social e cumprimento das regras de proteção. “Precisamos voltar a um patamar mais confortável e para isso precisamos contar com o apoio de todos ficando em casa, protegendo os idosos e mais vulneráveis e usar máscara”, afirmou o secretário adjunto.