Sancionada Lei que prevê capacitação em primeiros socorros em estabelecimentos de educação do RN

Reprodução/Internet

A governadora, Fátima Bezerra, sancionou a Lei nº 10.918 que cria o Programa “Lições de Primeiros Socorros” em todos os estabelecimentos de ensino de educação básica (ensino infantil, fundamental e médio), das redes pública e privada, do Rio Grande do Norte (RN). A norma foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (8) e entra em vigor nos próximos 180 dias. O objetivo é orientar alunos e capacitar professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas.

“A escola, como espaço de múltiplos saberes, acolhe situações e experiências da comunidade que impõem sempre novos planos de atuação. O Programa “Lições de Primeiros Socorros”, contribuirá para que os profissionais da educação desenvolvam conhecimentos e habilidades para agir em momentos de emergência. Contribuirá, ainda, para a formação integral dos estudantes, que desenvolverão conhecimentos essenciais para a preservação de sua saúde e segurança, podendo também replicá-los  seus lares, contribuindo com a qualidade de vida e saúde dos seus familiares. Essa é mais uma ação do Governo do RN para cumprir sua importante missão social e humanitária na proteção à vida”, frisa Getúlio Marques, secretario de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

O primeiro atendimento será prestado até que o suporte médico especializado – remoto ou presencial – seja possível.  As noções de primeiros socorros serão ensinadas na forma de atividades educativas e palestras que serão desenvolvidas anualmente, durante o período letivo regular.

Entre as noções que serão ensinadas, estarão: identificação de situações de emergência e urgência médicas, números de telefone dos serviços públicos de atendimento imediato e emergencial, técnicas e os procedimentos em caso de emergência e urgência médicas, entre outras.