Secretaria de Meio Ambiente promove blitz educativa na feira livre contra poluição sonora

Neste sábado (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realizou uma blitz educativa na feira livre de Santo Antônio para conscientizar os proprietários de veículos de som que fazem propaganda na cidade sobre os danos que a poluição sonora provoca ao meio ambiente. A campanha de conscientização tem como lema “Quanto maior o som, menor o respeito”. O uso exagerado de sistemas de som, as chamadas propagandas volantes, é um problema recorrente que causa transtorno e incomoda frequentadores do centro comercial e o sossego de moradores da cidade.

Com orientações e colagem de adesivos, a equipe do meio ambiente chamou atenção para o problema que gera diversas denúncias ao órgãos ambiental e pode resultar em punição a quem pratica, uma vez que a poluição sonora é crime ambiental.

Nesse primeiro momento, a campanha prevê ações educativas para que os responsáveis possam ter o conhecimento sobre a poluição sonora, um problema que de acordo com o órgão ambiental precisar ser combatido, pois os altos níveis de ruídos causam doenças.

A Sema realizou a medição dos níveis de decibéis e o cadastramento dos veículos propagadores de som, orientando aos responsáveis sobre a legislação ambiental vigente e o respeito a lei do silêncio. Os carros de som, em sua grande maioria, se apresentavam fora do padrão, de até 70 decibéis, chegando a média de 80.

Para o secretário de Meio Ambiente, Manoel Izaque, a educação ambiental contribui para a formação de cidadãos mais conscientes. “Acreditamos que, por meio de ações educativas como essa, é possível impactar pessoas e conscientizá-las sobre os efeitos do excesso de som e ruído para o corpo humano, levando cada uma à reflexão e à tomada de atitudes ambientalmente corretas. Nossa intenção é estabelecer um canal de diálogo constante e uma linha que o bom senso prevaleça para todos”, afirmou.

A ação encerrou a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente realizada pela prefeitura de Santo Antônio. Ao longo da semana foram desenvolvidas ações de arborização de praças e canteiros públicos, revitalização do pórtico e Calçadão, com plantio de palmeiras e árvores nativas, apresentação de projetos de preservação ambiental por meio de vídeos e uma gincana virtual envolvendo alunos de escolas do município. Com o tema “Desenvolvimento Sustentável na Terra da Onça”, o evento contou com o apoio de outras secretarias municipais.