Secretária de saúde de Santo Antônio destaca diversas ações de prevenção e pede o apoio da população para se unir no enfrentamento à Covid-19

A Prefeitura de Santo Antônio, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações de prevenção ao contágio pela Covid-19. Um cronograma de ações, envolvendo a Vigilância Sanitária, vigilância epidemiológica e profissionais de saúde, com o apoio de órgãos da segurança pública, está sendo realizado de segunda a sábado.

A secretária municipal de saúde, Nova Avelino, destacou diversas ações preventivas e orientações à população realizadas com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus. Ela frisa que o enfrentamento à Covid-19 é uma luta de todos e cada um precisa fazer sua parte para reduzir a contaminação do vírus. “Os profissionais de Saúde estão expostos, estão exaustos, mas estão lutando e orientando para que você não se contamine com este vírus tão cruel. Nos ajude a combater este mal”, ressaltou.

Todas as terças e quintas, a equipe de saúde está realizando um Drive Thu, em vias públicas. No local, quem estiver apresentando sintomas é submetido a exames swab e teste rápido.

Nas segundas, terças e sextas-feiras são realizadas blitz educativas com aferição de temperatura e orientações quanto a prevenção e os cuidados para não contrair o vírus.

Aos sábados, profissionais de saúde estão desenvolvendo trabalho de orientaçãoes na feira livre sobre a importância do uso da máscara, lavagem das mãos e uso do álcool. Dentre outras ações, também sendo realizados procedimentos como aferição de temperatura, verificação de pressão arterial e teste de HGT (glicose) nos feirantes e frequentadores do local.

De segunda a sexta-feira, o Centro Covid do Município dispõe de atendimento médico e testagem para quem apresentar os sintomas.

Nova Avelino chama a atenção da população para manter os cuidados com a higienização e prevenção contra o vírus, e pede o apoio de todos para vencer esse inimigo invisível e conter a disseminação da doença. “Quero pedir a todos que façam a sua parte. Usem a mascara, mantenham o distanciamento, lavem as mãos com água e sabão frequentemente, usem o álcool, fiquem em casa se não precisar sair. Pois de nada adiantará todos os esforços, todas as ações da Secretaria de Saúde, se você não nos ajudar”, alerta a secretária.