Seleção de Pós-Graduação em Educação do IFRN abre 30 vagas

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) publicou, na manhã desta quinta-feira (14), o Edital nº 02/2021-PPGEP/IFRN. O documento rege a seleção para ingresso de estudantes em cursos de Mestrado e de Doutorado do Instituto, já no primeiro semestre letivo de 2021. Ao custo de R$80 (oitenta reais), as inscrições – disponíveis no Portal do Candidato – vão das 14h de 20 de janeiro às 17h de 18 de fevereiro de 2021; as aulas terão início em junho do mesmo ano.

O Programa, que atua com três linhas de pesquisa, oferece 30 vagas, divididas entre os dois cursos: 20 para Mestrado e 10 para Doutorado (ver quadros abaixo). Das vagas do Mestrado, dez estão reservadas para o convênio entre o IFRN e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), no âmbito do Projeto “Mestrado Acadêmico em Educação Profissional”.

Seleção

O processo seletivo constará de duas etapas e três provas:

  • ​A primeira etapa será a análise do projeto de pesquisa, que deverá ser anexado no ato da inscrição.
  • A segunda etapa será online, via Google Meet, e constará de duas fases, que ocorrerão no mesmo dia. Na primeira fase, haverá a arguição de um tema sorteado entre os temas indicados no anexo 2 do edital; na segunda fase, haverá a defesa do projeto aprovado na etapa 1. Em cada uma das provas, candidatas e candidatos deverão obter nota mínima de 70 pontos.

Conforme a Política de Ações Afirmativas do Instituto, para cada curso, serão reservadas 20% das vagas aos candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas (PPI) e 5% para as pessoas com deficiência (PCD).

Linhas e vagas

Constituem o Programa as linhas: Políticas e Práxis em Educação Profissional, Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional e História, Historiografia e Memória da Educação Profissional. Para mais informações, há uma página do PPGEP dentro do Portal IFRN.

Mestrado

Linhas de PesquisaTotal de vagas*
Políticas e Práxis em Educação Profissional9
Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional7
História, Historiografia e Memória da Educação Profissional4
Total20

dez vagas estão reservadas para o convênio entre IFBA-IFRN.

Doutorado

Linhas de PesquisaTotal de vagas
Políticas e Práxis em Educação Profissional3
Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional4
História, Historiografia e Memória da Educação Profissional3
Total10

Acesse

Página do PPGEP;

Edital nº 02/2021-PPGEP/IFRN;

Página de inscrição.