Sesap orienta continuidade da vacinação contra covid-19 para adolescentes no RN

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota, nesta quinta-feira (16), informando que mantém a orientação pela continuidade da vacinação contra a Covid-19 entre adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades, no Rio Grande do Norte. A medida segue a deliberação feita anteriormente em conjunto com os municípios. 

Para tanto, a Sesap irá aguardar ainda um posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), requisitado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a respeito de eventuais mudanças com relação à aplicação dos imunizantes nos menores de idade, como sinalizou o Ministério da Saúde.

“A Sesap mantém seu apoio ao processo de vacinação, a confiança na segurança dos imunizantes disponíveis e nas experiências científicas que garantem a eficácia para esse público. É público e notório que o avanço da vacinação vem trazendo resultados substanciais no RN, salvando diversas vidas e evitando internações na rede de saúde”, reforçou a nota.

Mais cedo, o Ministério da Saúde havia publicado uma nota técnica recomendando a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. Por causa disso, nesta quinta-feira (16), a cidade de Natal decidiu suspender a aplicação da vacina contra covid-19 em adolescentes sem comorbidades. Hoje, o município iniciaria a imunização de pessoas com 17 anos.