Subestação elétrica de Santo Antônio é inaugurada e beneficiará mais seis municípios na região

O diretor-presidente da Cosern Luiz Antonio Ciarlini esteve no município de Santo Antônio na manhã desta 2ª feira (11) para fazer a inauguração oficial da subestação elétrica construída pela Distribuidora do Grupo Neoenergia no município.

A obra ampliou a oferta de energia na região Agreste do Rio Grande do Norte e está beneficiando 92.500 potiguares nos municípios de Santo Antônio, Passagem, Várzea, Serrinha, Nova Cruz, Brejinho e Lagoa d’Anta.

Também estiveram presentes ao evento os superintendentes de Serviços Técnicos, Dário Vale, e Comercial, Walmary Nunes, o Gestor da Cosern para o Litoral Sul, Gilmar Mikeias, o Gerente de Operação, Antônio Carlos Queiroz, o Gerente da Expansão da Alta Tensão, Iverton Cocentino, a Gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade, Karine Severo, e colaboradores da concessionária.

Entre as autoridades locais que prestigiaram a inauguração da Subestação Santo Antônio, o vice-prefeito, Estácio Rubinstein, o secretário de Transportes, Obras e Serviços Urbanos, Sales Antônio, a secretária de Meio Ambiente, Laís Torquato, o secretário de cultura Audy Acciole, a chefe de gabinete da prefeitura, Iara Estevão, e o vereador Nélio de Cornélio.

“Essa subestação foi construída com o que há de mais moderno em termos de equipamentos, passou por 30 dias de testes, ampliou a oferta de energia elétrica na região, e reforçou a confiabilidade do sistema elétrico da Cosern no Agreste”, explicou Ciarlini. “De forma prática, ela dotou a região Agreste com mais capacidade para receber novos empreendimentos e, além disso, fará com que com que as interrupções no fornecimento de energia elétrica sejam eventos cada vez mais raros e, se por ventura acontecerem, o reestabelecimento seja feito num prazo cada vez mais curto”, ressaltou.

O superintendente Dário Vale lembrou aos presentes o efeito positivo que esses investimentos realizados pela Cosern tiveram na melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica, desde 1997. “Para se ter ideia do reflexo dessa melhoria para o consumidor, a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, que representa o número de horas, em média, que o cliente fica sem energia, durante um ano, de 1997 para cá, caiu 246%. Já a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, que se traduz no número de vezes por ano que, em média, cada consumidor fica sem energia, caiu 257% nos últimos 20 anos. Tudo isso, graças à ampliação do nosso número de subestações e da automatização de equipamentos telecomandados instalados no sistema elétrico da Cosern, entre outros investimentos, espalhados por todo o estado”, explicou Dário.

Santo Antônio é a subestação de número 66 da Cosern, tem capacidade instalada de 12.500 kVA, possibilitando atender as solicitações de novos clientes e de aumentos de demanda de cargas, está integrada ao mesmo regional de distribuição das subestações Nova Cruz, Brejinho e Lagoa d´Anta e seu funcionamento reforça a confiabilidade no sistema elétrico do Agreste, região do estado onde a Cosern atende 296 mil clientes.