VÍDEO: Sem ainda receber 13° salário, agentes de saúde de Santo Antônio cobram pagamento em atraso e relatam falta de insumos: “Precisamos pagar nossas contas”

Ainda sem ter recebido o 13° salário de 2020, duas agentes de saúde de Santo Antônio foram à promotoria de justiça denunciar e cobrar providências sobre o não pagamento por parte da administração Josimar Ferreira. Ao chegar na promotoria, elas se depararam com o prédio fechado, em virtude dos servidores do judiciário terem entrado em recesso.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais feito em frente à promotoria, as profissionais cobram o pagamento do décimo terceiro salário que ainda não foi efetuado até esta terça-feira, 22 de dezembro. A previsão dada pela gestão era que o pagamento seria feito até o dia 21, no entanto, o dinheiro ainda não caiu nas contas dos agentes de saúde do município. Por lei, o décimo terceiro deveria ter sido pago até o dia 20 de dezembro. Elas manifestaram também preocupação com o possível não pagamento dos salários do mês de dezembro. “Estamos aqui por um propósito: lutando pelos nossos direitos. Cadê o nosso 13°? Vamos ficar sem pagamento. Hoje é 22 e ainda não recebemos, e não tem nem previsão. Vamos receber? Quem vai pagar por isso? É a gente que trabalhou?”, questionaram as profissionais.

No vídeo, as agentes de saúde relatam, além do atraso no pagamento do décimo terceiro, também a falta de insumos e veículos na Secretaria Municipal de Saúde para realizar as visitas aos pacientes acamados. Elas disseram que estão comprando protetor, máscaras e álcool em gel do próprio bolso porque os profissionais não receberam para trabalhar. “Tem pacientes em casa acamados que nós não fazemos visitas por falta de carro. Por que abandonar a saúde numa hora dessa em que estamos enfrentando uma pandemia? Depois que o prefeito perdeu a campanha, o que já era um caos, ficou pior. Ele é prefeito até o dia 31”, afirmaram.

Veja o vídeo: